SINTECT-MA REALIZA XIII CONGRESSO ESTADUAL DA CATEGORIA EM SÃO LUÍS

Publicada dia 03/02/2020 20:00

PUBLICADO EM 03 DE FEVEREIRO DE 2020

O XIII Congresso Estadual dos trabalhadores dos Correios do Maranhão aconteceu nos dias 1° e 2 de fevereiro, no Hotel Praia Bella, localizado na avenida Litorânea em São Luís. Na ocasião participaram trabalhadores e trabalhadoras de várias regiões do Estado. O congresso foi aberto a toda a categoria ECTista do Maranhão.

A abertura dos trabalhos do congresso foi feita pelo diretor de assuntos jurídicos, Pedro Neponuceno com a composição da mesa, formada pelos representantes das entidades convidadas: FINDECT, CTB-MA além dos Sindicatos de São Paulo, Tocantins e Rio de Janeiro.

Todos se apresentaram aos congressistas, cada um em sua base de trabalho, falando sobre a organização da luta dos trabalhadores em seus sindicatos e áreas de atuação e reforçando a importância da unidade dos trabalhadores para juntos lutarmos.

Foi feita a leitura do regimento interno do Congresso, ocasião em que foi votado e aprovado por unanimidade pelos presentes. Em seguida, Wilson Araújo (Diretor de Postal e Logística da FINDECT), fez  a apresentação de alguns pontos referentes à atual conjuntura político-social, do país, no que se refere aos direitos dos trabalhadores que vêm sendo retirados, refletindo entre outras coisas sobre a saúde física e financeira dos trabalhadores, com as alterações no custeio do plano de saúde.

Outro ponto debatido, tem principal do Congresso foi em relação à privatização da empresa que é um projeto do governo que vem se desenrolando desde o início deste mandato, fazendo com que os trabalhadores se mobilizem ainda mais.Se faz necessário que sejam levadas informações de relevância sobre Correios, aos familiares, amigos, colegadas de trabalho e clientes.

Dra. Mariana Gonçalo e Dr.Ricardo Sobral

Já no período da tarde, deu-se continuidade com a explanação da Dra. Mariana Gonçalo (Advogada do SINTECT-MA) sobre as ações individuais e coletivas do Sindicato, que têm sido bastante relevantes e eficazes ao longo da gestão, através do comprometimento tanto do Sindicato quanto de seu jurídico e o Dr.Ricardo Sobral (Advogado) que falou sobre o PCCS e seus desdobramentos ao longo dos anos.

Igor Venceslau. Geógrafo, mestre em geografia humana USP

Em seguida, o Geógrafo Igor Venceslau apresentou sua tese em relação à importância do trabalho realizado de forma integrada pelos Correios nos quatro cantos do Brasil ao longo dos anos, a exemplo do ENEM, Entrega dos livros didáticos, entrega de medicamentos entre outros. Na ocasião, falou também sobre o comércio eletrônico, quem vem crescendo com o passar dos anos e como isso reflete no trabalho dos Correios.

No segundo dia do congresso foram colocadas pela diretoria as alterações necessárias no estatuto, que foram votadas, alteradas e em seguida aprovadas por ampla maioria dos delegados do congresso presentes.

Vale ressaltar que, as alterações passam a valer imediatamente, com exceção da mudança referente ao uso dos serviços do jurídico para novos sócios da entidade, que deverá ser veiculado no informativo físico do sindicato a ser entregue nas unidades de trabalho.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO CONGRESSO