SINTECT-MA ORIENTA TRABALHADORES A DENUNCIAREM A FALTA DE EPI’S E O ASSEDIO DOS GESTORES EM SUAS UNIDADES DE TRABALHO EM CUMPRIMENTO À LIMINAR

Publicada dia 01/04/2020 18:01

PUBLICADO EM 01 DE ABRIL DE 2020

O SINTECT-MA já tem decisão judicial que obriga os Correios a providenciar máscaras, luvas e álcool em gel, assim como afastar obrigatoriamente pessoas em grupo de risco sem prejuízo do salário, ou seja, ela NÃO PODERÁ TAMBÉM DESCONTAR NENHUMA VERBA DA REMUNERAÇÃO, NEM TICKET.

No entanto, sabemos que em algumas unidades de trabalho essa decisão NÃO TEM SIDO ACATADA PELOS CORREIOS.

Diante disso, o SINTECT-MA orienta aos trabalhadores e trabalhadoras que DENUNCIEM através do preenchimento da DECLARAÇÃO DE DENÚNCIA com data atualizada, se em sua unidade não têm sido fornecidos os EPIs (risco biológico): Máscaras, luvas, álcool em gel para uso dos trabalhadores, bem como espaços para lavagem adequada de mãos com água e sabão, tolhas de papel. Vale ressaltar que, a ação também exige a higienização adequada do ambiente de trabalho.

O prazo dado para que essa decisão seja cumprida pela empresa é hoje (01/04). Por isso, será necessário que o sindicato tome as devidas medidas para garantir que e a empresa ofereça um ambiente de trabalho seguro aos seus empregados.

Orientamos também, que nos casos em que o gestor obrigar o trabalhador em teletrabalho ou trabalho remoto a voltar ao trabalho, usando de algum tipo de assédio, que este trabalhador DENUNCIE essa prática, enviando ao sindicato e-mail ou mensagem entre eles que comprove essa atitude. O mesmo se aplica para o caso de ele receber um telegrama ou outro documento o convocando a se apresentar ao trabalho.

A ação resguarda o direito do trabalhador a NÃO TER NENHUM TIPO DE DESCONTO EM SEU SALÁRIO por estar em teletrabalho ou trabalho remoto. Não se deixe enganar!!! Não ceda aos assédios da sua chefia.

Em caso de dúvidas, ENTRE EM CONTATO COM OS DIRETORES DO SEU SINDICATO, LEIA NO SITE que é o CANAL OFICIAL DE INFORMAÇÕES do sindicato as informações que lá têm sido repassadas. Não se deixe levar por conversas variadas de pessoas que muitas vezes não estão tão bem informadas e não irão te ajudar em nada, apenas plantar mais dúvidas.

Faça AQUI o download da FICHA DE DENÚNCIA

DIRETORIA COLEGIADA DO SINTECT-MA