SINTECT MA ESTÁ ATENTO AO AUMENTO DE CASOS DE COVID19

Publicada dia 22/12/2020 13:04

PUBLICADO EM 22 DE DEZEMBRO DE 2020

Um efeito nacional tem ocorrido e é necessário que os trabalhadores saibam que devem procurar e confiar no trabalho do SINTECT-MA sobre medidas de preservação da vida. As liminares do sindicato estão ativas e podem ser relidas no site da entidade.

No Brasil, os descuidos da sociedade com a pandemia estão aumentando ao mesmo tempo em que o número de casos confirmados e mortes também têm aumentado. Etapa do nosso trabalho em Correios é lidar com esse público, clientes que a cada dia seguem menos as recomendações de segurança. Como se já não fosse isso bastante grave, temos um problema interno no Correios enorme: CHEFIAS DESPREPARADAS.

Voltaram a aparecer semanalmente também no Correios mais casos de positivados Covid 19 e as chefias estão agindo mal, contra as poucas normas de segurança da empresa, inclusive. São casos de unidades em que os chefes mantém abertas com trabalhos normais mesmo após comprovação de positivo Covid por exame (a unidade deve ficar fechada até que a limpeza especializada seja realizada).

Entre as irregularidades, temos: afastamentos que são de pelo menos 15 dias e as chefias têm informado períodos menores; alguns chefes em outras unidades têm exigido exames dos que são afastados por trabalharem em proximidade dos positivados para retorno ao trabalho (mesmo sem sintomas) ameaçando de SID quem não fizer o exame.

Vale dizer que, funcionários que quiserem fazer por conta própria o exame após encaminhamento médico como medida de prevenção, têm nosso apoio, mas esta é uma decisão particular do empregado por enquanto, já que a empresa se recusa a fazer testagem regular em massa.

Essas e outras aberrações como a falta de atitude de chefias em não utilizarem de seu poder na gestão para levar os trabalhadores a cumprirem com os usos de EPI e medidas de distanciamento (medidas essas conquistadas através das liminares do SINTECT MA) têm aumentado de forma irresponsável os riscos aos trabalhadores.

Registramos aqui o alerta para a empresa de que mesmo no recesso forense existem medidas que podem e serão tomadas caso as chefias omissas e despreparadas continuem colocando em primeiro lugar a segurança e o direito à vida saudável dos trabalhadores.

O SINTECT MA não vai deixar de tomar as providências necessárias para a defesa dos trabalhadores, doa em quem doer.

DIRETORIA COLEGIADA DO SINTECT-MA