O QUE O SINDICATO ESTÁ FAZENDO?

PUBLICADO EM 02 DE JULHO DE 2020

Essa é uma pergunta das mais feitas quando aparecem problemas no Correios. Inclusive, porque as notícias ruins se espalham em grande velocidade e o número de informações que chegam aos ouvidos dos trabalhadores confundem os ECTistas.

É bom destacar que mesmo proibidos de entrar nas unidades, a diretoria do sindicato liberada esteve em quase todos os CDDs do Maranhão nos últimos meses, inclusive na pandemia. Na capital por exemplo inclusive esteve à disposição para realizar greves em todos os locais que visitou. As decisões coletivas dos trabalhadores têm sido em seguir para processos judiciais.

Falando em processos judiciais, foram aprofundados o número de ações contra a empresa. Sempre foi esclarecido aos trabalhadores que processo judicial pode ser rápido ou lento, pode ser favorável ou não aos trabalhadores e que a resolução de conflito com processo judicial dificulta muito a luta dos trabalhadores diretamente com a empresa. Para ter mais sucesso em ações judiciais são necessárias atitudes dos trabalhadores junto ao sindicato, tentando resolver o problema (seja ele qual for) através de processo formal administrativo na empresa.

Atenção! Acordos individuais com chefias somente atrapalham, já que a corda só arrebenta do lado mais fraco.

O atendimento de quase todos os problemas tem sido resolvido por telefone. Pedidos semanais de visitas nas unidades, muitas vezes realizados pelas mesmas pessoas, não ajudam a resolver as questões. Seguir as orientações com as coletas de provas como o sindicato orienta por telefone é o que resolve, como fazer as denúncias nos órgãos de fiscalização com os abaixo assinados, formulários, documentos e testemunhos. Dezenas de unidades tiveram visitas da vigilância sanitária por ação do sindicato.

A Campanha salarial está chegando e devido à interferência do STF esse ano que retirou o prazo de 2 anos de validade da sentença, o SINTECT MA mais uma vez estará participando de toda a negociação, discussão jurídica e mobilização de greve.

Centenas de pessoas são atendidas todos os meses pelo sindicato, inclusive o trabalho sindical durante a pandemia foi muito maior. O sindicato aplica o método de valorizar o diretor sindical e delegado local de cada unidade. Todos os diretores do sindicato têm acesso às mesmas informações e conversam em todos os horários entre si. Sindicato não são as pessoas liberadas do trabalho ou o diretor da FINDECT (que se quer está liberado do trabalho). Todos os diretores do sindicato respondem pela entidade.

Essas são algumas das atitudes do sindicato, além das que, antes já haviam sido realizadas como congressos, plenárias, treinamentos, encontros como o da questão racial nacional da FINDECT no Maranhão. Todos sempre foram abertos a qualquer funcionário ou familiar, assembleias foram todas realizadas com ampla divulgação e as mensagens são enviadas aos trabalhadores a todo momento através das redes sociais e site da entidade.

Em outra ocasião falaremos sobre a sobrecarga de trabalho sindical. O pensamento de que são 5 pessoas para cuidar de dois mil trabalhadores e seus familiares leva a uma sobrecarga imensa quando não existe a compreensão de que o trabalho sindical é de todos nós.

SINDICALISTAS TAMBÉM SÃO TRABALHADORES!!!