INFORME: SINTECT-MA E FINDECT SOBRE A COMPENSAÇÃO DAS HORAS DA GREVE


Publicada dia 01/10/2020 21:25

Tamanho Fonte:

PUBLICADO EM 01 DE OUTUBRO DE 2020

Horas depois da ECT soltar um FAQ informando que a compensação da greve é obrigatória e quem se recusar a compensar (já neste sábado, 03/10) seria punido, o TST solta o despacho acolhendo boa parte dos pedidos dos trabalhadores.

PRINCIPAIS MUDANÇAS:

1 – NÃO HÁ PUNIÇÃO, VOCÊ COMPENSA SE QUISER.

A ECT não pode obrigar a compensação, se o empregado não quiser compensar, poderá ser descontado, e jamais poderá ser PUNIDO por isto, com a ECT havia “decretado”

2 – SÓ PODE COMPENSAR NA SUA MESMA FUNÇÃO

A ECT não pode mais obrigar o empregado compensar em outra função. Por exemplo, atendentes não poderão mais compensar como carteiro ou OTT, o chefe imediato é obrigado a fazer com que o atendente compense as horas com atividades do próprio atendente.

3 – DEVERÁ COMPENSAR APENAS OS DIAS EFETIVAMENTE NÃO TRABALHADOS.

A ECT havia informado que os empregados deveriam compensar todos os dias de greve, ou seja, 17,5 dias x 8 horas/dia. Agora, deve ser atendido o despacho. Redução justa de aprox. 20% das horas a serem compensadas.

4 – VALE-TRANSPORTE/VALE ALIMENTAÇÃO

A ECT agora está obrigada a fornecer vale alimentação e vale transporte para os dias que convocar o empregado (sáb/dom)

5 – SÓ PODE COMPENSAR NA SUA PRÓPRIA UNIDADE

E aquela historinha que a ECT queria te jogar em qualquer outra unidade para te punir, fazendo com que tivesse que se deslocar e perder ainda mais tempo… isto também acabou! Você compensa apenas na sua própria lotação, e lembrando, na sua mesma função!

6 – CONVOCAR SEM ANTECEDÊNCIA?

A ECT soltou nos seus termos que poderia convocar para 2h de compensação no fim do expediente sem nenhuma antecedência. Agora não mais, deve atender sempre o prazo de 24h.

AGUARDEM, NOTÍCIA NO SITE DA FINDECT E DO SINTECT-MA COM DETALHES SOBRE ESTE DESPACHO e as orientações sobre como proceder com as arbitrariedades dos termos impostos pela ECT.

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas