COVID 19: SINTECT-MA DÁ ORIENTAÇÕES AOS TRABALHADORES DO MARANHÃO
Publicada dia 13/04/2020 10:57
Tamanho Fonte:
PUBLICADO EM 13 DE ABRIL DE 2020
Diante do momento que vivemos, com os casos de Covid 19 aumentando exponencialmente em nosso estado, infelizmente para nossa tristeza, não estamos totalmente imunes. Por essa razão, o SINTECT-MA tem sido incansável em dar aos trabalhadores as devidas orientações, a fim de evitar transtornos ainda maiores.
Nos últimos dias, alguns casos antes apenas suspeitos de contaminação pelo coronavírus foram confirmados em alguns trabalhadores nas unidades dos Correios na capital. Outros estão aguardando o resultado do exame para confirmar ou descartar a presença do coronavírus.
Ressaltamos que, no que diz respeito ao seu papel, o sindicato tem dado as orientações e acompanhado da forma que é possível, a situação destes trabalhadores.
Que se coloque na conta da empresa a responsabilidade pela contaminação de pelo menos alguns desses trabalhadores, uma vez que o sindicato já havia recebido inúmeras denúncias por parte dos trabalhadores em relação à falta dos EPIs (risco biológico) nas unidades, indo de encontro à decisão que o SINTECT-MA ganhou, que obriga a empresa a fornecer máscaras, luvas, álcool em gel e sabão ou sabonete e tolhas de papel em pias para que os trabalhadores possam higienizar as mãos corretamente e dessa forma, trabalharem de forma mais segura.
Além disso, a empresa há alguns dias vem convidando trabalhadores afastados (grupos de risco, pais e/ou mães com crianças menores e cuidadores com pessoas do grupo de risco em casa) a voltarem ao trabalho, contrariando a autodeclaração assinada e entregue pelos trabalhadores, a qual inclusive resguarda os trabalhadores contra quaisquer descontos no salário devido ao afastamento de suas atividades presenciais, uma vez que estes passaram a exercer suas atividades de forma remota ou através do teletrabalho.
Não bastasse isso, os Correios vêm convidando carteiros pedestres a trabalharem utilizando as viaturas da empresa na entrega, atitude essa que o sindicato já orientou aos trabalhadores a NÃO ACEITAREM.
A orientação do Sindicato para o caso de trabalhadores com sintomas que levantem suspeita de contaminação por coronavírus continua a mesma desde o início da pandemia: NÃO VÁ AO SEU LOCAL DE TRABALHO, até que seja descartada essa suspeita. Dessa forma, você estará cuidando não apenas da sua saúde, mas também da saúde dos demais trabalhadores da sua unidade. Tome os devidos cuidados com você mesmo e seus familiares, fique em isolamento até que possa ser confirmada ou descartada a suspeita.
Em caso de abusos por parte do seu gestor, procure o sindicato e denuncie, não fique pelos corredores da unidade se reclamando ou mesmo esperando que o pior aconteça, como infelizmente alguns dos trabalhadores que agora testaram positivo fizeram.
Não se deixe levar por informações muitas vezes equivocadas de alguns colegas em sua unidade. Muitas situações bem desagradáveis poderiam ter sido evitadas até aqui se os trabalhadores fizessem valer os seus direitos conquistados ao invés de se deixar levar por abusos e assédios de chefias e ver o seu sindicato como inimigo.
Procure sim o Sindicato, os diretores do sindicato ou o delegado sindical em sua unidade de trabalho, se houver. Faça valer o seu direito através do seu sindicato. A empresa não fará isso por você.
DIRETORIA COLEGIADA DO SINTECT-MA