COMO FUNCIONAM AS DENÚNCIAS AO SINDICATO

Publicada dia 08/06/2020 19:11

PUBLICADO EM 08 DE JUNHO DE 2020

Por diversos e diferentes motivos, os trabalhadores têm desejo de fazerem denúncias. São muitos os problemas gerados pelas decisões equivocadas dos chefes no Correios do Maranhão. A diretoria do SINTECT MA primeiramente vem expressar solidariedade a todos os que são atingidos pelas ordens igualmente equivocadas dos chefes nas unidades, que são pressionados a seguirem valorizando o lucro acima de tudo, chegando a ameaçar a vida dos trabalhadores.

Entendemos também que os trabalhadores têm seus medos de enviarem provas das denúncias feitas. Mandam mensagens, fotos e e-mails anônimos. Cada tipo de prova enviada sobre as denúncias têm uma importância diferente. O que a maioria das pessoas não sabe é que algumas provas são muito mais importantes do que outras, por terem um peso indiscutível maior nos processos.

Mas afinal, qual a prova mais forte dentro de um processo???

Documentos assinados. Sim, por incrível que pareça, por razões até mesmo históricas, a prova que pode ser considerada mais confiável são documentos assinados. Entendemos a boa vontade dos trabalhadores quando nos enviam fotos e vídeos, porém um abaixo assinado com o nome de todos (ou pelo menos da ampla maioria) acompanhado das outras provas é muito mais poderoso do que áudios, fotos ou vídeos.

Sabendo disso, a empresa trata de espalhar que os trabalhadores que fazem denúncias assinadas ou que conseguem a visita de profissionais, técnicos, fiscais, policiais ou auditores que vão produzir documentos assinados, podem sofrer com consequências graves, que vão ser perseguidos, ou seja, assediam os funcionários que querem gerar as provas mais fortes nas reclamações trabalhistas.

Essa força que existe no documento assinado reside no fato de que a assinatura coloca o denunciante como a pessoa que está garantindo que aquilo é verdade. Até mesmo quando não é a assinatura de quem faz a denúncia no documento e sim a assinatura do culpado, demonstrando o crime ou erro segue o mesmo princípio. A assinatura é uma declaração de que aquele documento foi feito conforme o conteúdo lá escrito.

Pedimos então aos trabalhadores, que sempre enviem denúncias assinadas pelo maior número possível de trabalhadores da unidade. E aí, sim mandem também as outras provas de fotos, áudios, vídeos, documentos, etc.

O SINTECT MA acredita e leva a sério todas as denúncias realizadas, em todos os assuntos, por funcionários, familiares e clientes no Correios.