CAD ÚNICO: SAIBA O QUE É E COMO SE INSCREVER

Publicada dia 30/03/2020 23:14

PUBLICADO EM 30 DE MARÇO DE 2020

Diante do momento em que vivemos, é importante que essa informação chegue às pessoas e grupos sociais em situação de vulnerabilidade social ou ambiental. Se você conhece alguém nessas situações citadas, instrua ou mesmo ajude essas pessoas a se inscreverem no Cadastro Único do Governo Federal, para se habilitarem ao auxílio que ESTÁ SENDO REGULAMENTADO pelo Congresso Nacional.

Em relação ao auxílio aprovado pelo Congresso Nacional nesta segunda feira (30/03), e que agora seguirá para a assinatura do Presidente, assim que tivermos mais informações, serão repassadas aqui em nosso site, visando contribuir com aqueles que mais necessitam.

O que é o CAD Único?

O Cadastro Único é um registro criado para o Governo Federal saber melhor quem são e como vivem as famílias brasileiras de baixa renda. Ao se inscrever ou atualizar os dados no Cadastro Único, uma família ou pessoa pode tentar participar de diferentes programas sociais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Mas é importante saber que estar no Cadastro Único não significa a entrada automática nestes programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.

Quem pode utilizar este serviço?

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que:
-possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
-possuem renda mensal familiar total de até três salários;
-possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões;
– são compostas por apenas uma pessoa;
– são compostas por pessoas em situação de rua — sozinhas ou com a família.

Etapas para a realização deste serviço:

1- Cadastrar informações

Para a inscrição, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os demais membros familiares para o entrevistador. Essa pessoa é chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) e deve ter pelo menos 16 anos, e preferencialmente, ser mulher. O RF deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único e/ou pelo Bolsa Família na cidade em que mora e prestar as informações ao entrevistador.

2- Atualizar informações

É necessário atualizar as informações sempre que houver mudança na situação da família cadastrada, como por exemplo:
– Nascimento ou morte de alguém na família;
– Saída de um integrante para outra casa;
– Entrada das crianças na escola ou transferência de escola;
– Aumento ou diminuição da renda, entre outros.
Mesmo sem mudança na família, o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, obrigatoriamente.

Clique aqui e faça a sua inscrição

Quanto tempo leva?

Em média 1 hora(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

Informações adicionais ao tempo estimado

A entrevista do Cadastro Único dura, em média, 1 hora para ser realizada. Já o agendamento do cadastramento é organizado por cada município de acordo com um calendário próprio. Assim, o tempo de espera até o atendimento presencial vai variar de cidade para cidade. Em vários municípios o governo local tem um número central de telefone, com opções que permitem agendar uma data para o cadastramento. Este serviço é gratuito para o cidadão.

Fonte: www.gov.br