ATENDIMENTO POR TELE ATENDIMENTO MÉDICO
Publicada dia 15/05/2020 21:14
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PUBLICADO EM 15 DE MAIO DE 2020
Tempos difíceis às vezes servem para acelerar mudanças necessárias. Após muita conversa, o SINTECT MA foi prontamente atendido pela URR MA Postal Saúde, sobre quais locais estão realizando consulta através de tele atendimento médico.
Algumas informações necessárias: a tele medicina não retira a qualidade e importância do atendimento presencial. Se for possível vá presencialmente no médico onde as relações diretas podem ser melhor desenvolvidas por ambos. Mas estamos em um período fora do comum com a pandemia e estado de emergência causada pelo COVID 19 então consultas podem ser melhor realizadas por enquanto através de vídeo, à distância.
Conforme a portaria Nº 467, de 20 DE MARÇO DE 2020 do ministério da saúde, as ações de interação à distância podem contemplar o atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico, por meio de tecnologia da informação e comunicação, no âmbito do SUS, bem como na saúde suplementar e privada.
O atendimento deverá ser efetuado diretamente entre médicos e pacientes, por meio de tecnologia que garanta a integridade, segurança e o sigilo das informações. Tal atendimento deverá ser registrado em prontuário clínico.
Os médicos poderão, no âmbito do atendimento por telemedicina, emitir atestados ou receitas médicas em meio eletrônico. A diferença de atendimento de um estabelecimento médico para o outro depende da qualidade e preparo dos profissionais da saúde em garantir o trato adequado.
VAMOS AGORA AO QUE MAIS IMPORTA. COMO ISSO ACONTECERÁ NO NOSSO PLANO DE SAÚDE E NOS HOSPITAIS DO MARANHÃO?
O fato inicial mais importante é que na tele medicina todos os usuários de plano de saúde Correios podem utilizar qualquer clínica, hospital, consultório ou profissional médico cadastrado no Brasil. Lógico que o SINTECT MA buscou saber quais são os prestadores que tem sede física no Maranhão por entendermos que é uma relação mais próxima com profissionais conhecedores das particularidades de nosso estado, sem desmerecer os demais profissionais de outros locais.
A consulta segue normas de agendamento e utilização de programas para comunicação em vídeo diferentes para cada prestador de serviço de saúde. Enquanto alguns locais usam ligação de vídeo em whatsapp, outros usam skype.
Todos os locais precisam ser apresentados e enviados, foto do beneficiado, foto de carteira do plano de saúde e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Postal Saúde para Teleatendimento (FOP 288.02) este sendo um documento da postal saúde que serve para fazer o faturamento da consulta.
Infelizmente, o paciente tem que imprimir o documento. Não tem como deixar de apresentar esse documento. Caso o beneficiário tenha dificuldade com impressão, deve obrigatoriamente preencher o Termo (FOP) e enviar ao prestador via e-mail transcrevendo que está de acordo com as cláusulas do referido termo (O termo deve ser enviado em anexo no email). Em caso de dificuldade, solicite auxílio de alguém de sua casa para enviar o e-mail com o texto, concordando com os termos do documento, anexar e mandar para o profissional médico no e-mail que ele como médico ou administração da clínica fornecer.
É lógico que atendimentos que necessitem de exames ou de testes que não sejam possíveis de serem captados por vídeo, são indicados durante a consulta por telemedicina para serem executados presencial e requisições de exames são repassados aos pacientes da melhor forma possível ou são disponibilizados nas secretarias administrativas das clínicas e hospitais dos médicos.
Clique no link abaixo e faça o download do Termo de consentimento
288.02-TERMO-DE-CONSENTIMENTO-LIVRE-E-ESCLARECIDO-POSTAL-SAÚDE-PARA-TELEATENDIMENTO