SINTECT-MA SE REÚNE COM TRABALHADORES PARA FALAR SOBRE O PCCS 95

Publicada dia 22/02/2019 12:22

PUBLICADO EM 22 DE FEVEREIRO DE 2019

A assembleia aconteceu nesta quarta-feira (20) na FETIEMA, centro de São Luís. Na ocasião, estiveram presentes os advogados responsáveis pelos cálculos do PCCS/95 Dr. Pedro Dualilibe juntamente com o Dr. Raimundo Pacheco.

Na ocasião, foram esclarecidas algumas dúvidas em relação ao processo, como documentação, pagamento de taxa, quem está apto a pleitear o cálculo entre outros.

O escritório responsável pelos cálculos do PCCS já está analisando a documentação entregue pelos trabalhadores arrolados no processo.

É importante lembrar que, apenas trabalhadores que entraram na empresa ANTES DE  1º DE JULHO DE 2008, antes ou durante a vigência do PCCS 1995. TRABALHADORES QUE ENTRARAM A PARTIR DE 1º DE JULHO DE 2008 NÃO TÊM DIREITO A ESSES CÁLCULOS.

De acordo com o advogado, alguns problemas em relação ao processo são a questão da compensação dos Acordos Coletivos e a discussão sobre a adesão de alguns trabalhadores que não foi expressa pelos mesmos, mas os Correios entendem que sim, pelo fato de eles não se pronunciarem a respeito. A ação do PCCS é coletiva, porém a execução deverá acontecer de forma gradual.

O sindicato solicitou aos trabalhadores cujo nome está na relação do PCCS para entrega de documentação, que trouxessem documentação atualizada, haja vista que o processo é antigo.

Com a Reforma, tornou-se ainda mais difícil o acesso do trabalhador à justiça do trabalho, logo, à luta por seus direitos, uma vez que está menos assistido. O que só comprova que a Reforma já trouxe e ainda trará muitas perdas aos trabalhadores

Durante a assembleia várias dúvidas puderam ser esclarecidas, inclusive de questões mais individuais. Os trabalhadores que estiveram presentes puderam entender um pouco mais sobre o processo envolvendo o PCCS 1995.

O Secretário geral do SINTECT-MA, Márcio Martins solicitou ainda que os trabalhadores e trabalhadoras deste processo levem ou no caso dos trabalhadores que moram no interior, enviem ao Sindicato a sua documentação completa e impressa para que seja agilizado o processo.