SINTECT-MA REPUDIA O FECHAMENTO DE 3 AGÊNCIAS DOS CORREIOS EM SÃO LUÍS

Publicada dia 23/05/2019 12:16

PUBLICADO EM 23 DE MAIO DE 2019

O SINTECT-MA se pronuncia contrário à escolha das três (3) agências que serão fechadas no Maranhão anunciado pela empresa, sendo elas: AC Jaracaty, AC Oswaldo Cruz no Anjo da Guarda e AC Outeiro da Cruz, que devem funcionar somente até o dia 5 de julho. Em todo o país serão fechadas 161 agências no total.

Isso só deixa ainda mais óbvio o desmonte da empresa, patrocinado em especial por esse governo golpista que aí está, preparando através do sucateamento da empresa, o caminho para a privatização desta estatal de tão grande importância para o país.

De acordo com Secretário Geral do SINTECT-MA, Márcio Martins, entre outros problemas ocasionados pelo fechamento destas agências, está a superlotação das agências próximas, que terão que absorver os clientes das unidades que terão seu atendimento encerrado.

Vale ressaltar que a administração da empresa justifica o fechamento das mesmas entre outros motivos, pelo fato de existirem outras próximas a elas, o que não confere, uma vez que a agência mais “próxima” por exemplo para os moradores de TODA ÁREA ITAQUI BACANGA, atendida atualmente pela AC Oswaldo Cruz, é a AC São Pantaleão, localizada no centro da cidade, no bairro Madre Deus.

Seguindo a mesma lógica dos Correios, os moradores do Jaracaty e bairros adjacentes, onde fica localizada uma das agências que mais recebe cartas e encomendas na cidade, terá que se deslocar até a AC Central, localizada no centro de São Luís, na Praça João Lisboa. Ou seja, a comunidade das proximidades do Jaracaty também terá que gastar mais se deslocando até o centro.

Por outro lado, a AC Outeiro da Cruz, localizada no Radional, que também será fechada, deixará de atender a comunidade daquela localidade e proximidades, que terá que se deslocar até o bairro do João Paulo, ode se localiza a agência mais “próxima”.

Em outras palavras, o fechamento destas agências trará vários transtornos à população que faz uso dos serviços oferecidos por elas, inclusive como Banco Postal. Vale lembrar que, embora os Correios sejam uma empresa, por ser pública tem em seu caráter social o atendimento ao público principalmente mais isolado.

Sem falar que a população dessas localidades, parte mais interessada pelo fato de utilizarem os serviços oferecidos pelas agências se quer foi ouvida a respeito do assunto.

O SINTECT-MA tem buscado apoio junto a parlamentares que apoiem a manutenção dos serviços dos Correios PÚBLICO E DE QUALIDADE para a população, assim como dos empregos dos trabalhadores e trabalhadoras. Durante esta semana o Sindicato entre outras ações, esteve usando espaço de alguns  meios de comunicação para falar da importância destas agências cada uma em sua localidade e dos serviços que prestam à comunidade onde estão funcionando até o momento.