SINTECT-MA PARTICIPA DE ATO EM SÃO LUÍS CONTRA O FIM DO CONSEA

Publicada dia 28/02/2019 11:46

PUBLICADO EM 28 DE FEVEREIRO DE 2019

Em São Luís, diretores do SINTECT-MA participaram de ato junto aos movimentos sociais, contra a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) na tarde desta quarta-feira (27). O Ato denominado “Banquetaço”, aconteceu em protesto contra o fim do órgão, através da Medida Provisória 870 do atual governo, numa clara tentativa de limitar a participação da sociedade nas políticas do país.

Márcio Martins (Sec.Geral  SINTECT-MA) e Roberto Carlos (Dir.SINTECT-MA)

É importante ressaltar que o ato aconteceu ao mesmo tempo em outras 40 cidades por todo o país. Em São Luís, ato aconteceu entre 12h às 14h, frente à igreja Santo Expedito, no bairro da Liberdade.

O objetivo era também o de sensibilizar a população para a importância de uma alimentação saudável. Para isso, centenas de pessoas de vários segmentos da sociedade, bateram os pratos vazios e gritaram em uma só voz, palavras de ordem para a volta do CONSEA Nacional. Na ocasião, estiveram presentes representantes do Quilombo Urbano e comunidades tradicionais de São Luís.

SOBRE O CONSEA

O CONSEA é composto por dois terços de representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais. A presidência é exercida por um (uma) representante da sociedade civil, indicado(a) entre os seus membros e designado(a) pela Presidência da República, considerado de grande importância na implantação de políticas para o aumento da produção e do combate à fome.

Entre as mais importantes ações do CONSEA estão o programa Fome Zero idealizado por Betinho, que tinha como principal objetivo o combate às causas imediatas da falta de alimento e beneficiou mais de 44 milhões de pessoas, ( que à época tirou o Brasil do mapa da fome) e a aprovação na Câmara do Pinara, programa nacional de redução de agrotóxicos.

O objetivo das mobilizações que aconteceram por todo o país é luta pela volta do CONSEA, através da pressão ao congresso, para derrubar a MP. “Nesse momento, a luta dos movimentos sociais que entendem a real importância do CONSEA é para que o governo reveja essa posição que em nada beneficia a quem precisa da atuação desse órgão como sua voz e que essa Medida provisória seja derrubada”, disse Márcio Martins, Secretário geral do SINTECT-MA.

Vale lembrar que na última sexta-feira (22) aconteceu a audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado (ALEMA) com o objetivo de discutir os impactos do fim do CONSEA para a sociedade civil, onde o SINTECT-MA também esteve presente.

Saiba mais sobre o CONSEA em http://www4.planalto.gov.br/consea/acesso-a-informacao/institucional/o-que-e-o-consea

Clique AQUI e veja a GALERIA DE FOTOS

Com informações do CONSEA