SINTECT-MA COBRA DO VICE PRESIDENTE DE OPERAÇÕES EM VISITA À UNIDADE, SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DA REGIONAL

Publicada dia 29/03/2019 16:03

PUBLICADO EM 29 DE MARÇO DE 2019

Na tarde desta quinta-feira (28/03), a diretoria do sindicato visitou o prédio do CTCE, juntamente com Carlos Fortner, VIOPE (Vice-presidente de operações da empresa) e Ricardo Melo, Superintendente Regional dos Correios no Maranhão.

Na ocasião, a diretoria colocou de forma bem específica as demandas tanto do CTCE quanto de outras unidades no estado e cobrou os pontos mais cruciais destas, vindas dos trabalhadores da base, entre elas:

Climatização das unidades para melhorar qualidade de vida no trabalho, resultando em melhores índices para a empresa.

Em relação a esse ponto, tomando como exemplo o próprio CTCE, observa-se o descaso no local desde a mudança para o mesmo, há cerca de dois anos. Até hoje a empresa não conseguiu deixar o ambiente em condições de temperatura aceitável para uma boa elaboração dos trabalhos. O próprio VIOPE, que é formado em engenharia Civil, criticou a forma como a manta instalada no prédio e ainda sugeriu que fosse utilizado outro material. Sugeriu ainda que fosse realizado um teste com ventiladores industriais com umidificadores (Vale lembrar que essa mesma ideia já havia sido dada pelo sindicato desde 2017, no início da nossa gestão. Mas como não somos gestores, se quer foi levado em conta nossas sugestões e opiniões. Foi necessário vir pessoas de fora pra falar a mesma coisa e aí sim foi levado em consideração essa sugestão).

Manutenção de veículos e a mudança da frota (já que nossa frota está sucateada pois a última aquisição foi em 2013)

Estamos em 2019, logo, faz mais de 6 anos da última aquisição de veículos para o estado, já que há motos e carros de 2012).

Sugerimos que a empresa observasse os relatórios sobre motos off road e urbanas e avaliasse quais manutenções são mais caras, levando em conta o custo benefício não só da compra, mas da manutenção e durabilidade.
Em nossa opinião enquanto sindicato, as motos off road são bem mais vantajosas do que as urbanas, pois ao nosso ver são mais resistentes, o que eleva tanto a sua qualidade quanto a durabilidade. A empresa se prontificou em analisar esses dados e comparar. Foi falado sobre um pregão em que será vista a possibilidade de incluir o Maranhão nessa aquisição de novas motos.

Sobre a frota de veículos

Em relação a esse assunto, também não há nada garantido em relação à aquisição de novos veículos. Os 17 que já chegaram aqui não atendem nem mesmo o CEE onde o déficit é de quase 50 veículos, quanto mais o restante do Maranhão.
O superintendente Regional Ricardo Melo, que estava acompanhando o VIOPE relatou que já existe um aporte financeiro disponível para as unidades fazerem suas manutenções. O que não sabemos é se conseguirão fazer a manutenção em todos porque são muitos veículos entre motos e carros “quebrados”.

Fardamento (É de grande importância, pois se trata da imagem da empresa)

Nas áreas como Maranhão tem tido várias reclamações dos trabalhadores por falta de fardamento. Já que, nosso clima tropical faz com que o uso e lavagem das fardas desgastam muito mais de quem vive em climas mais frios. E que pudesse rever essa política de prazo de fardamentos que foi dilatado sem estudo prévio a essas áreas como Nordeste. Falamos também em relação aos EPI’s, da necessidade de que sejam disponibilizados aos trabalhadores e trabalhadoras em tempo, para evitar acidentes e garantir que o trabalho seja feito sem riscos à saúde do trabalhador.

Construção do Prédio do Tirirical. A resposta obtida foi de que não há previsão para a construção.

Aos olhos do SINTECT-MA a visita foi bastante proveitosa no sentido de que pudemos expor as demandas das unidades e algumas delas puderam ser observadas pelo próprio VIOPE.

Vale ressaltar que, as demandas aqui pautadas já eram do conhecimento tanto do VIGEP quanto do GERT, ou seja, a administração central dos Correios sabe muito bem quais são os problemas dos trabalhadores dos Correios no Maranhão.

Independentemente dessa reunião, o sindicato chamará plenária (reunião entre sindicato e condutores de veículos) para tratar do assunto relacionado aos veículos, continuará mobilizando os trabalhadores no sentido de pressionar a empresa e entrará com processos judiciais para garantir que sejam dadas soluções concretas a esses e outros problemas que já são antigos na regional.