SINTECT-MA COBRA DA EMPRESA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DE MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS NO MARANHÃO

Publicada dia 18/03/2019 17:36

PUBLICADO EM 18 DE MARÇO DE 2019

A diretoria colegiada do SINTECT-MA e o diretor de postal e logística da FINDECT, Wilson Araújo estiveram reunidos com a empresa para tratarem sobre a manutenção dos veículos utilizados pelos trabalhadores e trabalhadoras.

Na ocasião, o Sindicato cobrou da empresa a resolução de problemas nas unidades envolvendo o sucateamento dos veículos, devido à falta de manutenção adequada, colocando em risco a vida dos trabalhadores e até mesmo prejudicando a qualidade dos serviços dos mesmos.

O SINTECT-MA cobrou da empresa a solução para essa questão que vem se arrastando há muito tempo no estado.

A empresa por outro lado informou que a empresa que prestava esse serviço anteriormente está com o contrato suspenso, devido aos serviços de péssima qualidade que eram prestados pela mesma, que inclusive eram motivo de reclamação entre os trabalhadores.

Na ocasião, a mesma esclareceu também que será demorada a solução, uma vez que o contrato com a empresa que prestava o serviço até então foi desfeito e o valor retido por depósito judicial, tornando mais difícil a contratação de uma nova empresa. Sem falar que uma nova licitação levaria cerca de 30 dias para ser realizada.

Dessa forma, entre as soluções apresentadas pela empresa está a continuidade do rodízio de veículos, sendo que, para isso, algumas observações precisam ser feitas, entre elas:

# O motorista tem autonomia para de acordo com as condições do veículo, fazer uso dele ou optar por não utilizá-lo, caso qualquer item de segurança esteja irregular ou faltando por menor que seja, sem que o gerente/diretor da unidade o pressione a usar o veículo.

#  Após efetuado o check list pelo trabalhador e concluindo que o veículo não está em condições, o diretor/gerente da unidade tem autonomia para direcionar este trabalhador a realizar a entrega utilizando de outras formas, entre elas a pé, de bicicleta, etc. Vale lembrar que ninguém corre o risco de perder portaria por recusar usar veículos em más condições.

# Em caso de veículo utilizado por mais de um trabalhador (Ex: Um utiliza pela manhã e outro à tarde), cada trabalhador precisa avalia o veículo a cada uso, devendo utilizar o veículo somente em perfeitas condições.

A previsão de resolução é até o início de abril e a diretoria continuará acompanhando de perto o desenrolar dessa situação e cobrar da empresa uma solução definitiva para esse problema antigo. Além disso, marcará posteriormente, em dia e horário a serem definidos, reunião com  todos os condutores de veículos.

A diretoria do sindicato sempre estará a postos para ouvir o trabalhador, dar o suporte que ele precisa na luta pelos seus direitos e para que possa desempenhar suas tarefas diárias com segurança e qualidade.