PALAVRA DO SECRETÁRIO GERAL DO SINTECT-MA SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS

Publicada dia 20/04/2019 11:45

PUBLICADO EM 20 DE ABRIL DE 2019

Diante das últimas notícias veiculadas em jornais e em redes sociais do que nos é apresentado, se faz necessário falar a verdade, pois desde que esse governo assumiu, poucas verdades eles expõe. Por isso sinto me obrigado a falar. O correios do Brasil tem monopólio APENAS DE CARTAS, exemplo disso é que eu, você ou outros podem enviar pacotes e encomendas por companhia aérea, ônibus intermunicipal e outras empresas correlatas e também que trabalham 100% com logística ou seja, NÃO EXISTE EXCLUSIVIDADE (MONOPÓLIO) DE ENTREGAS DE ENCOMENDAS OU PACOTES PELOS CORREIOS, como alguns afirma tentando enganar você!

Há sim uma imensa vontade de saquear o País vendendo as empresas do povo Brasileiro e consequentemente aumentando a fila de desempregados que já são quase 14 milhões nesse Brasil e que a cada três meses só vem aumentando. Os Correios gera empregos direta e indiretamente sendo cerca de mais ou menos meio milhão de empregos diretos e indiretos.
Sobre o mercado concorrencial de pacotes e encomendas são centenas, talvez milhares de empresas de transporte pelo Brasil de diversos portes e nenhuma tem o alcance e os preços oferecidos pelos Correios.

Existe concorrência SIM e o mercado é aberto SIM, então responda me se você raciocina, sem paixões, de forma racional:

Você acha mesmo que os preços vão cair?

Você acha que os Correios vão continuar atendendo mais de 5 mil cidades mesmo em rotas que tem apenas lucro social?

Você acha mesmo que o serviço vai ser melhorado , sendo que o serviço de outras transportadoras PRIVADAS, não alcançam nem a metade de cidades que os Correios chegam?

Vamos aos fatos:

– No mundo existem 193 países e em somente 8 os serviços de correios são totalmente privados.
– Nos EUA, a ESTATAL United States Postal Service (USPS), detêm o monopólio de entrega de correspondência (igual ao Brasil), é a 3a maior empregadora dos EUA (785 mil empregados) e tem a maior frota de veículos do mundo. Repito, é uma ESTATAL (igual aos Correios do Brasil)!
– O Brasil tem 5.570 cidades e os correios estão em todas e em mais de 1.900 destas cidades ele é a única instituição federal presente e funciona como instituição bancária através do serviço de banco postal. Dessa forma vem ajudando a economia desses municípios a crescer, pois o dinheiro gira na própria cidade. Nestas cidades as pessoas sacam seus salários e proventos e compram suas cestas básicas e outros itens fortalecendo o comércio local.

Faz muito tempo que o GOVERNO FEDERAL NÃO INVESTE 0,01 centavo na estatal, ou seja, ela opera de forma auto sustentável e o GOVERNO ABOCANHOU ainda mais de 6 bilhões dos cofres dos correios nos últimos 8 anos.
– Desde 2017 os Correios operam com LUCRO! Portanto os Correios não dão prejuízo, eles geram divisas para os cofres da União!
Os Correios são a única instituição federal presente em todas as cidades do país. É a única transportadora que tem capacidade de entregar cartas e encomendas por todo o território nacional e ainda mais com preços relativamente baixos.

Será que você consegue compreender a importância estratégica dos Correios para o Brasil?

A ideia de privatização dos correios é simples: Venda sua casa e vá morar de aluguel. Tem lógica isso?
Só há uma que é saquear, roubar o que puder enquanto tiver a caneta, seja ela Bic, Faber ou Montblanc.

Por Márcio Martins, Secretário geral do SINTECT-MA