IMPLANTAÇÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS EM AGÊNCIAS DOS CORREIOS CAUSA PREOCUPAÇÃO NOS TRABALHADORES

Publicada dia 29/01/2019 13:20

PUBLICADO EM 29 DE JANEIRO DE 2019

A Empresa divulgou, através do informativo Primeira Hora desta terça-feira, 29 de janeiro, a implantação de caixas eletrônicos da rede 24 horas em agências de todo o Brasil. Segundo o informe, no início a rede de autoatendimento estará disponível em apenas algumas localidades, em caráter experimental. Essa decisão causa grande apreensão aos dirigentes da FINDECT, pois ela pode representar um aumento do risco à vida dos Trabalhadores.

Todos os dias notícias de explosões e arrombamentos de caixas eletrônicos estampam as páginas policiais de jornais por todo o país. A parceria com a tecban, empresa de tecnologia que produz esses caixas, foi recebida com preocupação pela categoria. Isso porque a segurança nas agências está cada vez mais precária, e a instalação de terminais de autoatendimento com altos valores as tornará alvos de assaltantes. Ainda, o serviço de monitoramento presente nas agências apresenta falhas constantes, questão já denunciada por diversas vezes pelos Sindicatos filiados.

Por exemplo, agências que hoje são aptas ao funcionamento do Banco Postal ainda não podem oferecer o serviço por não ter sistema de monitoramento em funcionamento para garantir a minima segurança dos Trabalhadores. Como poderão oferecer atendimento da rede 24 horas nessas condições?

O Diretor da FINDECT, e Presidente do SINTECT-MA questiona ainda o funcionamento desses caixas eletrônico: “Como ficará a situação dos idosos que vão nas agências e o atendente tem que auxiliá-lo, pois eles não sabem sacar. Quanto os Correios irão ganhar com essa parceria? Terá segurança em todas as agências do país?

A FINDECT está acompanhando a divulgação da informação e encaminhará ofício à direção da ECT solicitando informações sobre o que motivou tal decisão.  A Empresa precisa, urgentemente, investir na segurança de seus funcionários, essa é uma pauta de lutas da Federação. O acesso à rede bancária com certeza trará mais dignidade à população das áreas remotas, no entanto, é preciso investir em estrutura que permita um ambiente seguro para os trabalhadores.