FINDECT REALIZA ENCONTRO DA QUESTÃO RACIAL EM SÃO LUÍS


Publicada dia 14/11/2019 11:00

Tamanho Fonte:

PUBLICADO EM 14 DE NOVEMBRO DE 2019

O encontro, que já faz parte do calendário da FINDECT acontecerá em São Luís, no dia 23 de novembro (sábado), no auditório do Calhau Praia Hotel, na Avenida Litorânea a partir das 14h.

Neste ano o tem do encontro é “O negro e o mercado de trabalho” é uma ótima oportunidade de trabalhadores e trabalhadoras discutirem essa questão que nas últimas décadas tem sido ainda mais presente na realidade de todos nós.

De acordo com o MPT (Ministério Público do Trabalho), os negros enfrentam dificuldade na progressão de carreira, na igualdade de salários e são os mais vulneráveis ao assédio moral no ambiente de trabalho, apesar da proteção constitucional contra o racismo e a discriminação.

O professor Cleber Santos Vieira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, apontou três tipos de discriminação frequentes no ambiente de trabalho:

1- É a ocupacional, que questiona a capacidade do negro de desempenhar tarefas mais complexas, mesmo que este profissional seja capacitado para tais funções.

2- É a discriminação salarial, com o desrespeito à equiparação na remuneração de brancos e negros, sugerindo que o trabalho feito pelo negro tem menor valor.

3- É a discriminação pela imagem, na qual a pele escura e os cabelos crespos são alvo de preconceito e deixam os negros de fora de diversas oportunidades de trabalho.

Diante dessa realidade, é importante a participação de todos os trabalhadores, haja vista que esta é uma discussão bastante relevante e que irá enriquecer muito a todos.

 

AGENDE-SE!

O quê? Encontro da questão racial da FINDECT

Tema? O negro e o mercado de trabalho

Local? Calhau Praia Hotel (Frente ao Conchas bar

Quando? 23 de novembro (sábado)

Horário? 14h

 

Ascom SINTECT-MA com informações do site da CONTRAF

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas