25 DE JANEIRO – DIA DO CARTEIRO

Publicada dia 25/01/2019 04:37

PUBLICADO EM 25 DE JANEIRO DE 2019

O Dia 25 de janeiro é a data em que comemoramos uma das profissões mais antigas, com mais de 200 anos de existência. Essa data vem sendo comemorada desde janeiro de 1835, quando foi regularizada no país, data escolhida em homenagem ao carteiro-mor da Monarquia Portuguesa.

A rotina de um carteiro envolve desde a separação das suas entregas antes de ir para a rua até a chegada ao destino final, tarefa que envolve horas de caminhada todos os dias, dos lugares mais próximos aos mais distantes, de sol a sol e de chuva a chuva, para cumprirem com as suas tarefas diárias e seguem nessa sua luta diária. São especialmente os carteiros quem levam a imagem dos Correios por onde andam.

O Carteiro faz parte da nossa vida, do nosso dia a dia, pois é ele quem traz desde aquela tão esperada encomenda da compra realizada ou mesmo o presente de um amigo ou familiar de perto ou de longe. Ele também quem traz as contas a serem pagas, que nem sempre são recebidas com tanta alegria, mas que também fazem parte da vida.

Com o passar dos anos, infelizmente muitas foram as perdas para esses trabalhadores e trabalhadoras, tendo pouco a comemorar nesta data. Quadro defasado diante das aposentadorias, demissões, e do não chamamento dos aprovados no último concurso público da empresa em 2011 (causando sobrecarga e o adoecimento dos trabalhadores), Reforma trabalhista, perdas em relação ao plano de saúde da categoria com a imposição da mensalidade entre outras.

O ano de 2018 foi um ano bastante difícil para todos os trabalhadores, com as ações do governo e das empresas em sua maioria contra o trabalhador, trazendo assim um sentimento de apreensão e medo do desemprego, diante das situações que se apresentaram.

A diretoria Colegiada do SINTECT-MA seguirá incansável na luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, contra o assédio, contra a perda de direitos, contra retrocessos e tudo o que represente perda para a categoria.

O SINTECT-MA parabeniza a todos esses guerreiros e guerreiras que dia após dia ajudam a manter de pé a empresa com o seu trabalho diário, com garra e responsabilidade, independente das dificuldades e dos entraves pelo caminho.

Confia abaixo a homenagem do SINTECT-MA aos carteiros de todo o Brasil