GREVES E MOBILIZAÇÕES NAS UNIDADES DE TRABALHO E UNIÃO DOS TRABALHADORES LEVARAM A BONS RESULTADOS


Publicada dia 27/09/2018 18:25

Tamanho Fonte:

 Em todos os locais no Correios já se ouviu a seguinte frase: “não tem como resolver esse problema porque é lá em Brasília e não tem dinheiro. Greve não vai resolver nada”.

Pois bem, a diretoria do SINTECT MA tem o prazer de mostrar que estão enganados. Durante estes 2 anos de gestão foram feitas greves no CDD São Luís, no CDD Anil, no CTCE São Luís, no CDD Renascença e em TODAS elas houve grande adesão e sucesso para os trabalhadores.

Outras unidades na capital e no interior se mobilizaram para a greve, porém tiveram suas reivindicações atendidas e, portanto, a greve não foi necessária, como foi o caso do CDD Ribamar e CDD Imperatriz.

Não deveria ser necessário ter de fazer estas greves por terem sido todas elas causadas por má gestão, mas o trabalhador de Correios mostrou que tem compromisso com seu trabalho, com a sociedade, com sua família, com seus amigos e consigo.

As razões para as greves e mobilizações nessas unidades, foram basicamente as mesmas: melhorias nas condições de trabalho. Os trabalhadores cansaram de tentar chegar a um acordo com a empresa que levasse à solução de problemas pontuais e que em algumas dessas unidades já vinham se arrastando por anos, entre eles:

  • Falta de EPIs;
  • Climatização inadequada;
  • Falta de materiais como carimbos;
  • Falta de manutenção adequada dos veículos (levando os trabalhadores em alguns casos a ter que fazer rodízio com os veículos);
  • Necessidade de redimensionamento de distritos (de acordo com a quantidade de trabalhadores na unidade) entre outros.

Essa experiência nos faz ter certeza de que a antiga regra de que quando todos os trabalhadores ou quase todos resolvem ir para uma luta unidos os resultados sempre são positivos para os trabalhadores, mesmo que signifique compensar horas paradas. A satisfação de melhorar com a luta dos ECTistas somente pode ser explicada por quem vive a experiência. Temos de acabar com essa frase em nosso meio de que lutar não resolve.

Lutar é o que tem resolvido os problemas gerados pela má gestão. Juntos, o SINTECT MA e a FINDECT estão aí para caminhar lado a lado dos trabalhadores e trabalhadoras em Correios.

 

Veja as fotos clicando aqui

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas