20 DE NOVEMBRO É FERIADO NO MARANHÃO


Publicada dia 06/11/2018 23:44

Tamanho Fonte:

Publicado em 6 de novembro de 2018

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.

A data foi instituída como aniversário de Zumbi dos Palmares e dia Nacional da Consciência Negra, fazendo referência a um importante representante da luta do negro. No Maranhão, a Lei Nº 10.747 de 12 de dezembro de 2017, que institucionalizou o feriado entrou em vigor na data em que foi pulicada, 13 de dezembro de 2017.

O Brasil celebra oficialmente o Dia da Consciência Negra desde 2003, quando a data foi incluída no calendário escolar pela lei que tornou obrigatório o ensino da temática “História e Cultura AfroBrasileira” nas escolas. Em 2011, uma nova lei instituiu o 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas a data não é um feriado nacional.

Alguns Estados têm leis que determinam o feriado nesta data em todos seus municípios, entre eles o Maranhão.

Com informações de Folha.uol.com

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas