SINTECT-MA SE POSICIONA CONTRÁRIO À PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS PELO GOVERNO BOLSONARO

Publicada dia 19/04/2019 01:36

PUBLICADO EM 19 DE ABRIL DE 2019

Antes de mais nada vale dizer que, empresa estatal não precisa dar lucro como uma empresa privada, mas sim cumprir sua função constitucional e para isso, como integrante da administração pública precisa de uma boa gestão para assim , movimentar a economia. O que claramente não vem acontecendo nos Correios nos últimos anos – Uma boa gestão!

Entre as justificativas do governo para a venda dos Correios estão o fato de que o modelo de negócio da empresa já não é atual, porém estrategicamente ela tem um alto valor, em especial devido ao crescimento do e-commerce.

É importante lembrar que sem as estatais, o impacto será grande na economia do país, com os Correios não será diferente.

A venda da ECT e de outras quase 100 empresas públicas tem sido defendida com entusiasmo pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Esse é o mesmo Paulo Guedes que foi investigado pelo MPF em 2015 devido a aportes de alto risco feitos pelo Postalis em um fundo criado por ele, o FIP BR Educacional.

O fato é que à revelia dos trabalhadores e trabalhadoras que são contrários à privatização da empresa, de acordo com o governo, só falta fatiar o bolo, dar preço às fatias e estudar como vender cada uma delas. Ao invés disso, o que deveria existir são melhorias nas condições de trabalho e emprego, controle estatal, valorização de salários e benefícios, melhorando assim a empresa para o bem do povo.

Com o passar dos anos, de escândalo em escândalo em que a empresa esteve envolvida, teve sua imagem desgastada diante da sociedade, vendendo ainda mais facilmente a ideia de que a solução é a sua privatização.

De lá pra cá foram PDIs, sucateamento, mensalidade no plano de saúde, adoecimento dos trabalhadores devido à sobrecarga de trabalho, falta de efetivo, insegurança nas agências do BP entre outros fatores que tentam mostrar que a privatização é a solução para todos esses problemas. Na verdade, já foi cogitada até mesmo a possibilidade de extinção da empresa pelo atual governo, como parte do discurso durante a campanha eleitoral.

O SINTECT-MA repudia essa atitude do governo em defender a venda dos Correios, por entender que ela representa retrocesso, perda de postos de trabalho, maior precarização, encarecimento dos serviços oferecidos, falta de acesso em alguns lugares mais distantes e perda para os trabalhadores, sociedade e para o país.

Nós enquanto diretoria continuaremos lutando em defesa do emprego dos trabalhadores, para que os Correios continuem como empresa estatal e patrimônio do Brasil.

NÃO DEIXAREMOS DE DEFENDER OS CORREIOS 100% PÚBLICO E DE QUALIDADE!!!