CORREIOS CONFIRMA: “FECHAREMOS MAIS AGÊNCIAS!”

Publicada dia 23/07/2019 22:25

PUBLICADO EM 23 DE JULHO DE 2019

O SINTECT-MA participou de reunião com a empresa na manhã desta terça (23/07) em Brasília e na ocasião foi falado sobre a rede de atendimento dos Correios, onde a empresa deixou clara a sua intenção em relação ao fechamento de agências pelo país.

Vale ressaltar que, o fechamento de agências levará não apenas à redução na quantidade de agências, como também ocasionará em maior precarização do atendimento, além do remanejamento destes trabalhadores para outros locais entre outros transtornos.

Dessa forma, a empresa levará o atendimento para a iniciativa privada, através das franqueadas, AGFs e ACFs e o novo modelo – Store in Store loja dentro da loja (ou seja, serviços de Correios dentro de papelarias e outras lojas varejistas), num claro ataque aos trabalhadores.

Dessa forma, faz-se necessária uma forte mobilização dos trabalhadores contra este e outros ataques, principalmente aos atendentes comerciais.

Durante a reunião, o representante da empresa afirmou que existe a possibilidade de que mais agências sejam fechadas pelo país, como parte do foco da empresa neste momento. Isso se deve principalmente ao fato de que a obrigatoriedade é de que haja apenas uma agência em cada cidade. É importante que se entenda que essa medida irá precarizar ainda mais os serviços dos Correios pelo país, uma vez que o ideal é que aumentasse a quantidade de agências, e ao invés disso a empresa pretende reduzir.

Nos grandes centros por exemplo, com os problemas de mobilidade urbana, falta de local para estacionar, transporte coletivo caro e precário entre outros, a redução de agências causará ainda mais transtornos à população ao ir em busca dos serviços oferecidos.

É importante que os trabalhadores despertem para o que está acontecendo e se deem conta dos ataques que vêm sendo feitos, além de se unirem contra eles numa luta que é de todos.