TRABALHADORES CONQUISTAM REDUÇÃO DE JORNADA PARA O ACOMPANHAMENTO A FILHOS ATÍPICOS
Publicada dia 19/11/2025 17:05
Tamanho Fonte:
Os trabalhadores pleitearam por meio de ações individuais o direito à redução de jornada de trabalho sem compensação de horas e nem desconto salarial, a fim de que possam acompanhar seus filhos em suas necessidades terapêuticas.
Para isso cada um apresentou as suas justificativas de acordo com cada caso, por meio de laudos médicos e registros de atendimento que comprovaram a situação.
O filho de um dos trabalhadores inclusive, tem Paralisia Cerebral Tetraplégica Espástica, faz acompanhamento médico regular.
Uma outra trabalhadora, tem dois filhos, ambos no espectro autista, um pai com a criança de 2 anos e ainda um com um adolescente de 14 anos de idade no espectro e com Transtorno do desenvolvimento intelectual, que também faz acompanhamento.
Ressalte-se aqui a importância do acompanhamento dos pais junto a seus filhos nesse processo de terapêutico educacional e dos benefícios que pode trazer à vida de ambos pelo vínculo já existente.
Mediante os fatos apresentados foi concedida aos trabalhadores nas situações acima citadas, a redução de jornada de trabalho, sem perda salarial ou necessidade de compensação, levadas em consideração as especificidade de cada caso.
Vitória dos trabalhadores diante do trabalho sério e responsável do SINTECT-MA por meio do seu jurídico.
Com informações do Jurídico do SINTECT-MA