SINTECT-MA PARTICIPA DO 8º CONGRESSO FINDECT QUE REUNIU ECETISTAS DE TODO O PAÍS PARA DAR INÍCIO À CAMPANHA SALARIAL 2019

Publicada dia 05/06/2019 18:04

PUBLICADO EM 03 DE JUNHO DE 2019

A diretoria colegiada do SINTECT-MA esteve na cidade de São Paulo nos dias 31 de maio e 1º de junho para participar do 8º Congresso da FINDECT.

Na ocasião participaram os dirigentes dos Sindicatos da base da FINDECT  (São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Maranhão e Tocantins) além de demais representantes dos trabalhadores, para debater temas de interesse da categoria ECTista, entre eles a luta contra a Privatização da empresa e consequente ameaça de perda do emprego de cerca de mais de 100 mil trabalhadores e trabalhadoras ECTistas, além de questões que envolvem o plano de saúde dos trabalhadores e sobre as principais reivindicações da categoria para a construção da pauta de negociações.

Foram dois dias de intensos debates sobre a atual situação em que se encontram os trabalhadores e o que pode ser feito enquanto categoria para barrar a privatização, além de questão que envolve o plano de saúde da categoria e a ameaça real de retirada de pai e mãe, o que traria muitos prejuízos às famílias.

Além disso, também será debatida a questão que envolve o plano de saúde dos Ecetistas. A empresa quer retirar os pais e mães dos Trabalhadores do plano de assistência médica, o que levaria a uma situação terrível milhares de famílias que dependem hoje do serviço prestado pela Postal Saúde.

Tradicionalmente, os congressos da FINDECT dedicam em sua programação espaço para discussão de políticas de valorização das mulheres e de representatividade negra e combate ao preconceito. Este ano não será diferente. Participarão do 8º Congresso da FINDECT importantes representantes sindicais nos Correios que lutam por igualdade e garantia de direitos aos Ecetistas.

Início da Campanha Salarial 2019/2020:

O Congresso é o momento em que os representantes dos Trabalhadores reúnem as principais reivindicações da categoria para a construção da Pauta para as negociações. Isso marca o ponta pé inicial na construção da Campanha Salarial deste ano. A luta principal é pela manutenção dos direitos e benefícios conquistados historicamente por meio de lutas e greves. No entanto, há ainda muito a avançar para garantir um ambiente de trabalho digno e que ofereça as condições necessárias e justas para os Trabalhadores.

CONFIRA AS DELIBERAÇÕES APROVADAS NO 8º CONGRESSO:

1 – ASSEMBLEIA 13/06/2019 para aprovar a participação na GREVE GERAL CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA 14/06/2019

2 – Passeata contra a Privatização, proposta para o dia 29/06/2019 (verificar data com calendário unificado), em todos os estados (Dia nacional de lutas).

3 – Convocar audiência pública no Senado para o dia 19/06/2019;

4 – Unificação dos calendários de luta e atos nacionais.

5 – Trabalhar com extrema prioridade e foco na Audiência Pública do dia 05/06. Todos os sindicatos atuem em suas bases, para enviar por email para os deputados, não só sindicatos, mas também empregados e filiados, defendendo a não privatização da ECT

6 – Dialogar com deputados contra e também com os que são a favor da previdência e privatização ECT (Criar uma Comissão para visitar todos os Gabinetes e com exaustivo diálogo)

7 – Comunicar amplamente à mídia – contra a privatização (CARTA ABERTA)

8 – Moções de repúdio à: Reforma Previdência, Privatização, Bolsonaro e fechamento de agências.

Algumas das resoluções aprovadas dependem das negociações com a outra Federação. A união, neste momento, é de grande importância e será necessária para a vitória da classe trabalhadora.

Ascom SINTECT-MA com informações da FINDECT