SINTECT-MA PARTICIPA DE ENCONTRO DA QUESTÃO RACIAL DA FINDECT QUE DISCUTIU A RESISTÊNCIA DOS NEGROS E NEGRAS NA FORMAÇÃO DO BRASIL

Publicada dia 26/11/2018 01:07

PUBLICADO EM 26 DE NOVEMBRO DE 2018

A Secretaria da questão racial da FINDECT, representada por seu diretor, Ricardo Adriane (negopeixe), em homenagem ao mês da Consciência Negra, promoveu o Encontro da Questão Racial neste sábado, 24 de novembro, às 14 horas, em São Paulo. O tema do encontro foi “As lutas de resistência dos negros e negras na formação do Brasil”.

Na ocasião, representando o SINTECT-MA, participaram o Secretário geral, Márcio Martins e a Secretária da mulher, Liege Cantanhede.

O objetivo do evento foi discutir e elaborar propostas de lutas para o enfrentamento ao racismo e ao preconceito, promovendo a valorização da cultura negra nos Correios, indo de encontro às demandas enfrentadas, diariamente, por companheiros e companheiras Ecetistas em todos os cantos do País.

A FINDECT entende que o Brasil é, em sua essência, formado por um povo de diferentes culturas, origens e etnias. No entanto, reconhece que a realidade não oferece os mesmos espaços e direitos a todos os brasileiros. Por isso, promove este evento tão importante, na busca por melhores condições de trabalho, onde sempre exista o respeito e a valorização sem preconceitos.

Resistência, luta e igualdade. Essas são as palavras que marcaram os discursos dos participantes do Encontro da Questão Racial da FINDECT. Resistência para enfrentar as dificuldades, o preconceito e as ameaças de um governo de ultra-direta. Luta para manter e avançar nas conquistas históricas do negro na sociedade brasileira. E igualdade de direitos para a classe trabalhadora.

O encontro representou um espaço não somente de desabafos, mas também de expectativas. Com a representação de dirigentes sindicais dos Correios, CTB, PcdoB, UNEGRO e UBM, as falas levaram diversidade e riqueza ao debate proposto pela secretaria da Questão Racial da FINDECT.

DIRIGENTES PROPÕEM UNIÃO:

Os representantes dos Sindicatos filiados à FINDECT foram muito claros e firmes em suas falas. É preciso União da categoria para enfrentar o racismo, a desigualdade e as ameaças contra as conquistas dos Trabalhadores! E um passo dessa unidade está marcada na presença do Secretário geral, e da secretaria da questão racial da FENTECT no evento.

Os trabalhadores dos correios são uma categoria forte e terão de mostrar essa força na resistência na luta. A união é o mais importante neste momento”, afirma Ricardo (negopeixe), diretor da secretaria de política racial da FINDECT.

Para o Secretário Gral do SINTECT-MA, é de grande importância um lugar de fala como esse, onde podem ser expostas e debatidas as questões específicas relacionadas aos negros e negras, bem como buscar alternativas para a diminuição das desigualdades e ameaças que os aflige diariamente, disse.

Clique AQUI e veja as fotos do encontro

Fonte: FINDECT, com informações do SINTECT-MA