TRABALHADORES APROVAM EM ASSEMBLEIA PRORROGAÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES DO ACORDO COLETIVO ATÉ 31/08 E MANTÉM ESTADO DE GREVE

Publicada dia 01/08/2019 08:06

PUBLICADO EM 01 DE AGOSTO DE 2019

Em reunião entre o TST e as federações de trabalhadores, foi dito que existe uma proposta do TST, mas não foi apresentada hoje pois muitas dúvidas surgiram na reunião de terça-feira (30/07).

O ministro do TST, Renato de Lacerda Paiva afirmou que tem condições de, juntamente com os trabalhadores discutir uma proposta sem erros, com melhor explicação e com calma.

Para isso pediu a prorrogação do ACT por 30 dias, pais e mães continuam no plano de saúde com os tratamentos previstos na sentença até alta médica e ampliado para os pais e mães poderem usar em outros tratamentos de urgência e emergência.

Ele esclareceu, porém, que caso haja greve dos trabalhadores, não haverá proposta nenhuma pois a greve encerra a negociação no TST.

Diante disso, os trabalhadores por todo o país estiveram reunidos em assembleia em suas bases para votação da proposta do ministro.

No Maranhão, os trabalhadores APROVARAM a proposta apresentada pelo ministro, de prorrogação do Acordo Coletivo até o dia 31 de agosto, e mantiveram o estado de greve da categoria.

É importante que se deixe aqui registrado que a assembleia REJEITOU INTEGRALMENTE a PROPOSTA DA EMPRESA com seus cortes e perdas para os trabalhadores e trabalhadoras.

Vale ressaltar que, com a prorrogação do ACT, fica prorrogado também o ATENDIMENTO AOS PAIS E MÃES dentro do que já diz a sentença, ampliando para atender também pais e mães que busquem TRATAMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA apenas, ou seja,  TRATAMENTOS ELETIVOS ficaram suspensos para pais e mães.

CONFIRA ABAIXO O PACOTE DE MALDADES DA EMPRESA:

REDUÇÃO NA QUANTIDADE DE TICKETS

Redução de 26 para 23 tickets e de 30 para 27 tickets
Não pagamento dos tickets nas férias (com a manutenção do vale cesta).
Não pagamento do vale peru

EXCLUSÃO DO VALE CULTURA

ADICIONAL NOTURNO

Redução de 60% para 20%
Gratificação de férias
Redução da gratificação de 70% para 33% conforme CLT

TRABALHO EM DIA DE REPOUSO

Redução de 200% para 100%. conforme a CLT
Reajuste salarial de 0,80% sobre o salário base.

Neste momento, na conjuntura em que nos encontramos, faz-se mais do que necessário, é essencial que haja uma ampla e forte mobilização, no sentido de que, caso a empresa persista com os seus planos de retirada de benefícios e de direitos, iremos TODOS à luta.