CATEGORIA SUSPENDE A GREVE ATÉ 02/10, DIA DO JULGAMENTO DO DISSÍDIO NO TST!


Publicada dia 17/09/2019 16:48

Tamanho Fonte:

PUBLICADO EM 17 DE SETEMBRO DE 2019

A FINDECT e os Sindicatos filiados atentam para a importância de manter a mobilização para garantir a manutenção dos direitos da categoria e a continuidade da luta em defesa dos Correios, contra a privatização.

Assembleias da categoria ecetista em todo o país seguiram a orientação das duas federações, FINDECT e FENTECT, e aprovaram a suspensão da greve iniciada às 22h00 do dia 10 de setembro.

O principal motivo para a suspensão foi o julgamento do dissídio solicitado pela direção da ECT, marcado para 02 de outubro, e a prorrogação do atual Acordo Coletivo da categoria até lá, com todos os direitos que ele contém.

Empresa apelou ao TST

A negação da direção da ECT a negociar com a categoria só foi quebrada com a deflagração da greve, uma das maiores já realizadas pelos trabalhadores dos Correios em sua história.

Os dirigentes da ECT tiveram que voltar atrás. Mas não reabriram as negociações e apresentaram uma proposta com reposição da inflação e manutenção dos direitos.

Continuou alegando que tem um rombo de R$ 3 bi e insistindo em reajustar os salários abaixo da inflação e modificar 45 cláusulas, retirando direitos históricos da categoria. E entrou com dissídio coletivo no TST, que é um processo pedindo para o tribunal decidir.

Julgamento

Se não fosse a greve, a direção da ECT manteria a intransigência, não negociaria e se aproveitaria da reforma trabalhista, que acabou com a ultratividade (manutenção do acordo até que outro seja assinado). E passaria a aplicar só o que está na CLT. Ou seja, daríamos adeus a vários direitos com o adicional de férias, o anuênio, o ticket peru e outros.

Com a greve e com o dissídio o tribunal marcou julgamento para 02 de outubro. Pesará na decisão a postura das Federações, de insistir nas negociações e seguir todos os trâmites legais, e o da ECT, de abandonar a negociação mediada pelo TST não acatar suas decisões, além de se negar a negociar.

O que será julgado?

O TST propôs manter o Acordo Coletivo até dia do Julgamento do Dissídio, em 02/10/19. A categoria acatou a decisão e suspendeu a greve. Com isso o tribunal julgará a manutenção do Acordo Coletivo na íntegra, o reajuste dos salários e benefícios, o pagamento dos dias parados e a questão de pais e mães no convênio.

É necessário manter a mobilização

As direções da Federações da FINDECT e dos Sindicatos filiados orientam pela manutenção da mobilização. A luta tem que continuar para garantir a manutenção do ACT e dos direitos, a reposição da inflação e o pagamento dos dias parados. Também em defesa dos Correios, contra a privatização, pela manutenção do Correio público e de qualidade e dos empregados da categoria!

Até o dia 02/10 é importante que todos os companheiros (as) mantenham as discussões em suas unidades de trabalho, com ampla mobilização em todos setores.

 

Fonte: FINDECT

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas