TELECONSULTA: ORIENTAÇÕES E ACOMPANHAMENTOS DE SAÚDE
Publicada dia 26/01/2021 18:43
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PUBLICADO EM 26 DE JANEIRO DE 2021
Diante do quadro de pandemia declarado em março do ano passado em todo o mundo, o ministério da saúde de acordo com a portaria Nº 467, de 20 DE MARÇO DE 2020 orienta as ações de interação à distância podem contemplar o atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico, por meio de tecnologia da informação e comunicação, no âmbito do SUS, bem como na saúde suplementar e privada.
Vale ressaltar que o SINTECT-MA já havia orientado aos trabalhadores sobre esse serviço, em matéria publicada no site da entidade em 15/05/2019. Leia a matéria na íntegra em https://sintect-ma.org.br/noticias/2020/atendimento-por-tele-atendimento-medico/
Com o aumento da curva de contágio da covid-19 no Brasil e a alta ocupação dos leitos hospitalares em muitos estados, a Postal Saúde oferece aos beneficiários de todo o País o serviço Postal Teleconsulta 24 horas. O atendimento é feito pelo número 3003-0457, durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos domingos e feriados.
Lançada em 1º de julho deste ano, a plataforma permite que sejam realizadas consultas médicas e orientações de saúde virtuais – por meio de videochamadas, ligações telefônicas e acesso via link, na internet. O objetivo é evitar idas frequentes aos hospitais durante a pandemia e oferecer ao beneficiário orientações seguras de saúde.
Além da facilidade do teleatendimento, o beneficiário poderá acionar o serviço on-line, pelo link tiny.cc//postalteleconsulta. Outra novidade é que os médicos poderão emitir receituários até mesmo de controle especial, contendo assinatura digital com certificação.
Algumas informações necessárias: a tele medicina não retira a qualidade e importância do atendimento presencial. Se for possível, o trabalhador pode ir presencialmente ao médico onde as relações diretas podem ser melhor desenvolvidas por ambos. Mas estamos em um período fora do comum com a pandemia e estado de emergência causada pelo COVID 19, então consultas podem ser melhor realizadas por enquanto através de vídeo, à distância.
O atendimento deverá ser efetuado diretamente entre médicos e pacientes, por meio de tecnologia que garanta a integridade, segurança e o sigilo das informações. Tal atendimento deverá ser registrado em prontuário clínico.
Os médicos poderão, no âmbito do atendimento por telemedicina, emitir atestados ou receitas médicas em meio eletrônico. A diferença de atendimento de um estabelecimento médico para o outro depende da qualidade e preparo dos profissionais da saúde em garantir o trato adequado.
PARCERIA
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Postal Saúde e a Amparo Tech. Uma das vantagens da teleconsulta 24 horas é o baixo custo do atendimento, assim como a possibilidade de acompanhamento do beneficiário à distância, sem prejudicar o diagnóstico.
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
O atendimento é feito por uma equipe médica multidisciplinar formada por médicos de família, enfermeiros, psicólogos e técnicos de enfermagem. Em breve, o serviço oferecerá também outras especialidades médicas.
“A presença de profissionais altamente qualificados permite, tanto na primeira avaliação quanto no acompanhamento posterior, encaminhar para os hospitais somente os beneficiários com sintomas mais graves da covid-19 ou aqueles que, por outro motivo de saúde, necessitem de atendimento de urgência ou emergência”, explica o gerente de Rede de Atendimento da Postal Saúde, Tiago Acioly Cabral.
VEJA COMO FUNCIONA
Ao acionar o 3003-0457 do Postal Teleconsulta 24 horas, o beneficiário titular ou dependente do plano de saúde deverá informar o número do CPF. Uma vez comprovada a identificação, ele responderá a um questionário informatizado sobre seu estado de saúde, se tem ou não sintomas do novo coronavírus ou outras queixas. A partir dos dados registrados, a equipe fará uma triagem e agendará uma consulta com o médico de família.
Em caso de sintomas suspeitos de covid-19, o profissional poderá assinar um pedido solicitando a realização do teste de detecção da doença e recomendar o isolamento domiciliar por 14 dias. Nesse ínterim, o beneficiário será acompanhado à distância pela equipe médica.
Além disso, as informações clínicas do paciente ficam registradas no sistema. Assim, da próxima vez que ele ligar ou acionar o serviço pelo link tiny.cc//postalteleconsulta, a equipe terá acesso ao prontuário eletrônico, com o histórico do paciente.
Serviço:
Postal Teleconsulta 24 horas
Ligue: 30030457 (videochamada ou ligação telefônica)
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados
Comunicação/Postal Saúde
Fonte: Gerência de Rede de Atendimento (GERAT)