ACÚMULO DE ENCOMENDAS E PANDEMIA

Publicada dia 07/07/2020 16:01

PUBLICADO EM 07 DE JULHO DE 2020

Em tempos de dificuldades se separa homens de meninos. A diretoria do SINTECT MA já tem cobrado e alertado pela efetiva apresentação de soluções para problemas que todo mundo sabia que iriam existir e que de fato aconteceram. Muitas já eram as lutas dos trabalhadores antes da pandemia por melhores condições de trabalho. Greves, denúncias, exigências de contratações estão presentes em diversos documentos do sindicato cobrando a empresa.

Já se passaram mais de 100 dias com as medidas de isolamento social, tempo mais do que necessário para a gestão do Correios tomar providências que atendam aos trabalhadores, para que estes atendam bem à população. No entanto, nada disso vem sendo sido realizado, ao contrário, só pode se chegar a uma conclusão: a gestão do Correios não é vítima no problema, ela é a causa.

Correios já não cumpre as medidas judiciais como deveria, não garante a segurança no trabalho aos funcionários, até mesmo da medida capitalista na contratação de MOTs ela se desfez. Chefes quando questionados só sabem responder “isso vai passar, com o tempo isso vai passar.”

O mesmo problema ocorre na iniciativa privada, da mesma forma, pois a gestão voltada ao lucro sempre gera os mesmos atritos. Na iniciativa privada talvez esteja até pior pois o cliente é ainda mais lesado por não contar com o profissionalismo dos trabalhadores de base iguais às do Correios.

O SINTECT MA tem tomado medidas judiciais, tem proposto greve aos trabalhadores, conseguiu a fiscalização do PROCON, Vigilância Sanitária, Prefeitura de São Luís, parlamentares como Duarte Junior enviaram ofícios questionando a empresa por soluções, matérias em TV e jornais já foram realizadas. Mas repetimos, os únicos que podem corrigir esses problemas são os chefes tomando atitudes de atacar as dificuldades e não de ficar esperando o tempo passar enquanto trabalhadores e clientes sofrem.

Por fim, gostaríamos de avisar que no momento que os trabalhadores quiserem aceitar a greve como solução aí sim a diretoria liberada terá motivos para passar até dias nos locais de trabalho. Cobranças de que o sindicato deve estar toda semana olhando aquilo que todo mundo já sabe não faz sentido, pois quem está liberado gasta uma enormidade de tempo tentando convencer esses órgãos a agirem fiscalizando o Correios. A diretoria liberada sabe muito bem, há muito tempo, o que tem ocorrido e por isso as medidas estão sendo tomadas pois acreditamos no que os trabalhadores relatam.

A luta nunca foi fácil para o lado dos trabalhadores e não desistiremos de lutar jamais.

Texto de Wilson Araújo – Diretor de postal e logística da FINDECT