5 DE MAIO: DIA MUNDIAL DE HIGIENE DAS MÃOS
Publicada dia 05/05/2020 15:06
Tamanho Fonte:
PUBLICADO EM 05 DE MAIO DE 2020
Um hábito simples, que é um dos principais cuidados em termos de saúde
A Secretaria de saúde da FINDECT ressalta que a higienização das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de extrema importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, em especial pela covid-19 e, deve ser praticada por todos trabalhadores e trabalhadoras, sempre ao iniciar e ao término de uma tarefa, manter as mãos limpas pode evitar uma série de infecções e salvar vidas.
Nunca se falou tanto em higienização das mãos como em 2020, e uma pesquisa revelou que 94% dos brasileiros mudaram hábito de higiene após início da pandemia de Covid-19. Por isso, é de suma importância desenvolver e promover campanhas constantes de conscientização e promoção da higiene das mãos.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a higienização das mãos é um dos principais instrumentos contra a pandemia de covid-19. Dados da organização mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.
O Ministério da Saúde ressalta que além de lavar as mãos, cuidados básicos podem reduzir o risco geral de contrair ou transmitir doenças, tais como: evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, evitar contato próximo com pessoas doentes, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, não esquecendo o uso de máscaras, seja de pano ou descartável.
E você, trabalhador (a) dos Correios, sabe como higienizar as mãos de forma correta e eficiente?
Não basta passar rapidamente o sabonete ou espalhar um pouco de álcool-gel pelas mãos. Para a higienização com água e sabonete ser de fato efetiva, é necessário se atentar a alguns cuidados importantes, como a qualidade e a quantidade de produto utilizado, além do tempo gasto no processo.
A FINDECT alerta que a duração de todo o procedimento de higienização das mãos deve durar de 40 a 60 segundos.
Siga as instruções:
1. Molhe as mãos com água;
2. Aplique na palma da mão quantidade de sabonete (de preferência líquido) suficiente para cobrir toda a superfície das mãos;
3. Ensaboe as palmas das mãos friccionando-as entre si;
4. Capriche na limpeza do espaço entre os dedos e unhas; esfregue também o dorso e o punho;
5. Enxague bem as mãos com água;
6. Seque as mãos com uma toalha limpa ou papel toalha.
E não se esqueça, sempre que colocar ou tirar as máscaras, higienize as mãos.
JUNTOS, VENCEREMOS O CORONAVÍRUS!
Fonte: FINDECT