SINDICATO REALIZA XV CONGRESSO ESTADUAL EM SÃO LUÍS


Publicada dia 19/11/2024 22:26

Tamanho Fonte:

A diretoria colegiada do SINTECT-MA realizou no último fim de semana, nos dias 15 e 16 de novembro no Praia Bella Hotel, Calhau, São Luís – MA o XV Congresso Estadual dos trabalhadores.

A mesa do congresso foi composta por Wilson Araújo (Presidente do SINTECT-MA), Amanda Martins (Sec.Mulher do SINTECT-MA), Anezio Rodrigues (FINDECT), Joel Nascimento (Presidente da CTB-MA), Ivaldo Coqueiro (representando o Deputado Bira do Pindaré) e Julio Guterres (CTB-MA).

Logo na abertura do congresso foi debatido sobre a conjuntura política atual, a escala 6×1 que nada mais é do que a luta pela redução da jornada de trabalho que há muito é um tema que vem sendo discutido.

É importante que a categoria se mantenha firme na luta, sempre alerta e a postos para as lutas que aí estão e para as que estão por vir, apesar das dificuldades.

O debate constante é importante para manter a categoria unida, fortalecida e organizada politicamente, disse Ivaldo Coqueiro.

Para Joel Nascimento presidente da CTB-MA, os trabalhadores precisam estar ativamente inseridos nos debates que envolvem as suas atividades e sobre o impacto das mudanças tecnológicas em seu trabalho. E necessário mobilizar os trabalhadores para este e outros debates.

Outro tema bastante atual trazido para o debate foi a escala 6×1, que uma vez estabelecida pode proporcionar mais qualidade de vida ao trabalhador e a abertura de mais postos de trabalho e a privatização das empresas públicas.

O trabalhador precisa lembrar e estar ciente de que a empresa não está livre do risco de privatização. (Anezio Rodrigues).

É fato que os trabalhadores precisam se posicionar, se inteirarem de política, pois a política faz parte de suas vidas em todo o tempo, estar unidos para poder ir juntos para o embate.

Nenhum governo dá gratuitamente nada para o trabalhador, tudo é conquistado através da luta organizada dos trabalhadores, disse Júlio.

Para Wilson Araújo, a imensa maioria dos problemas do Correios são fruto de ações da alta gestão.

Muitos dos apadrinhados indicados no Correios para assumir função, estão preocupados somente em perder a sua função, nada além disso. Em muitas questões relacionadas a Correios, a falta de legislação clara impede de haver mais avanços na empresa.

O Correios tem problemas que vão desde problemas com contratações até problemas para atender a sociedade. Somente a unidade dos trabalhadores poderá trazer mudanças reais.

Durante o congresso, aconteceu a Assembleia de prestação de contas do Sindicato referente aos anos 2022 e 2023, como publicado em edital, tendo sido aprovadas por ampla maioria dos presentes.

O jurídico do SINTECT-MA representado pela Advogada Dra. Mariana Gonçalo trouxe aos trabalhadores algumas atualizações referentes a processos coletivos em andamento e deu alguns esclarecimentos.

Na mesa de trabalho da Mulher, foi ministrada palestra pelos advogados, Adriano Doutorzão e Adriana sobre prevenção ao assédio no ambiente de trabalho. Entre os assuntos abordados, foi falado sobre as medidas que podem ser tomadas para prevenir denunciar e até mesmo abrir processos judiciais, a fim de coibir essa prática criminosa.

No ambiente de trabalho todos têm direito a um ambiente seguro. As trabalhadoras e trabalhadores precisam denunciar o assédio sofrido, a fim de que as medidas necessárias sejam tomadas em defesa do trabalhador, disse Adriana.

Ao final da programação, na tarde de sábado (16/11), foram lidas e discutidas entre os presentes algumas cláusulas do Acordo Coletivo dos trabalhadores e finalizado o congresso.

GALERIA DE FOTOS DO XV CONGRESSO ESTADUAL

Diretoria colegiada do SINTECT-MA

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

O COMBATE AO RACISMO: A LUTA QUE NUNCA PARA

O COMBATE AO RACISMO: A LUTA QUE NUNCA PARA

Neste dia 18/11, Dia Nacional de Combate ao Racismo, a luta contra as desigualdades raciais no Brasil ganha visibilidade e urgência, e nos chama a refletir sobre a importância de s...