FINDECT COBRA DA ECT QUE POSSIBILITE A MUDANÇA DE CARGO EM EXTINÇÃO ANTES DO CHAMAMENTO DE CONCURSADOS

Publicada dia 21/10/2024 14:13

A direção da FINDECT protocolou ofício solicitando que a ECT viabilize a mudança de cargo para ecetistas em cargos em extinção antes de convocar novos concursados.

A FINDECT encaminhou um ofício à ECT solicitando que os trabalhadores em cargos de extinção tenham a possibilidade de mudar de cargo antes do início do chamamento dos candidatos aprovados no concurso público. Essa medida é fundamental para assegurar que esses ecetistas tenham a chance de se transferir para outras atividades, garantindo sua segurança e perspectivas de carreira em um contexto de mudanças.

A Federação ressalta a importância de promover a mudança de cargo, especialmente para os Operadores de Triagem e Transbordo. Anteriormente, já foram implementadas sistemáticas que permitiram a movimentação interna dos trabalhadores antes da inclusão de novos concursados. A FINDECT solicita que a ECT reestabeleça essa prática, assegurando que os ecetistas tenham a oportunidade de se readequar se for de seu interesse em novas funções.

Além disso, a questão das transferências também precisa de atenção urgente. Nos últimos seis anos, a ECT implementou três sistemas diferentes para gerenciar as transferências de empregados: SNT, SOFT e, atualmente, o SGP. No entanto, persistem sérios problemas. Muitos trabalhadores relatam falhas no SGP, que dificultam o registro efetivo das manifestações de interesse em transferência, resultando na exclusão automática desses registros. Algumas pessoas estão na fila de espera há mais de 13 anos, sem conseguir concretizar suas transferências.

A FINDECT questiona a ECT sobre como garantirá que o atual processo de transferências não prejudique os trabalhadores que desejam se mover para unidades mais próximas de suas residências ou familiares. É imprescindível que a empresa resolva a questão da exclusão automática dos registros de interesse em transferência, seja no dia seguinte ou após 90 dias.

A Federação se coloca à disposição para dialogar e apresentar sugestões que promovam equidade e justiça tanto nas mudanças de cargo quanto nas transferências. Contudo, é fundamental que a direção dos Correios priorize esses processos, garantindo que os trabalhadores já existentes possam mudar de cargo antes do chamamento de novos concursados, reafirmando assim a valorização dos ecetistas.

Ofício Nº SGD 472-2024 – Remanejamento transferência de empregados antes da contratação pelo Concurso Público

Ofício Nº SGD 475-2024 – Chamamento para mudança de cargo antes da contratação pelo Concurso Público

Fonte: FINDECT