FINDECT COMBATE O ASSÉDIO ELEITORAL E DEFENDE O VOTO LIVRE NAS ELEIÇÕES DE 2024

Publicada dia 18/09/2024 17:35

A Federação e os sindicatos filiados apoiam candidatos que defendem os direitos dos trabalhadores e reforça o combate ao assédio eleitoral, garantindo um processo democrático justo. Para realizar denúncias de assédio eleitoral de forma segura, acesse: https://centraissindicais.org.br/ae/.

A FINDECT manifesta seu total apoio à campanha lançada pelas centrais sindicais, como a CTB e a UGT, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), no dia 3 de setembro, com o objetivo de combater o assédio eleitoral nas eleições municipais de 2024. A campanha tem como meta assegurar o direito ao voto livre e secreto dos trabalhadores, garantindo eleições justas e democráticas, sem a interferência indevida de empregadores ou chefes.

O assédio eleitoral, considerado crime, tem apresentado crescimento desde as eleições de 2022. Essa prática ocorre quando empregadores ou superiores tentam influenciar a escolha dos trabalhadores, por meio de ameaças ou promessas de benefícios. A campanha busca garantir que todos possam votar com plena liberdade, sem qualquer tipo de coação.

Ferramentas de denúncia e conscientização

A campanha “O voto é seu e tem sua identidade” oferece diversas ferramentas para conscientizar os trabalhadores sobre o assédio eleitoral. Utilizando vídeos, spots de rádio e materiais digitais, a iniciativa visa educar os eleitores sobre a importância de um processo eleitoral livre de pressões. Um aplicativo também foi criado para permitir que os trabalhadores denunciem casos de assédio de forma anônima e segura.

Além disso, uma cartilha informativa será distribuída com orientações claras sobre como identificar o assédio eleitoral e os procedimentos adequados para denunciar. Esse material inclui tanto trabalhadores do setor privado quanto servidores públicos, garantindo que todos estejam cientes de seus direitos e protegidos contra práticas de coação.

Exemplos de assédio eleitoral

Entre os comportamentos que configuram o crime de assédio eleitoral, destacam-se:

•Prometer benefícios ou ameaçar prejuízos no contrato de trabalho com base no resultado das eleições;

•Fazer comentários depreciativos ou discriminar trabalhadores que apoiam candidatos diferentes daqueles preferidos pelo assediador;

•Distribuir material de campanha ou impor o uso de vestimentas, bonés ou botons com propaganda eleitoral no local de trabalho;

•Ameaçar demissões ou o fechamento de empresas caso um candidato específico ganhe ou perca as eleições.

Compromisso com o voto livre e a defesa dos trabalhadores

A FINDECT reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores dos Correios e de todas as categorias, e apoia candidatos que lutam pela pauta trabalhista e pela proteção dos direitos coletivos. A Federação condena qualquer tentativa de compra de votos ou coação no processo eleitoral.

O voto é um direito fundamental da democracia, e é inaceitável que trabalhadores sejam pressionados a votar em favor dos interesses de seus empregadores. A FINDECT continuará a lutar para que os trabalhadores possam exercer seu voto de maneira livre e consciente, e incentiva todos a denunciarem qualquer prática de assédio eleitoral, utilizando as ferramentas disponíveis na campanha.

A FINDECT segue firme na defesa da democracia e dos direitos legítimos dos trabalhadores, repudiando qualquer forma de violação do direito ao voto. A liberdade de escolha é essencial para garantir eleições justas e para que os trabalhadores possam decidir seu futuro com independência!

Fonte: FINDECT