CORREIOS SE RECUSA A ENVIAR AO SINDICATO PROPOSTA DE NOVAS 130 VAGAS

Publicada dia 12/06/2024 17:38

O SINTECT-MA a quem cabe a defesa dos direitos dos trabalhadores assim como de seus interesses coletivos ou individuais, tem participação obrigatória nas negociações coletivas de trabalho, o que torna proibido que a empresa dificulte que o sindicato ou seus diretores exerçam suas atividades e uma vez que age dessa forma, está configurada prática antissindical.

As normas internas da empresa de forma alguma podem sobrepor aos direitos legais, constitucionais, coletivos e individuais dos cidadãos brasileiros.

Além disso, o Acordo Coletivo 2023/2024 prevê a participação dos trabalhadores em contato direto com o seu Sindicato nos assuntos referentes ao Sistema de Distritamento (SD).

Cláusula 47 – REDIMENSIONAMENTO DE CARGA: No caso de redimensionamento de carga, além da participação dos(das) empregados(as) que serão abrangidos(as) com o redimensionamento, os Correios enviarão o cronograma regional, com 30 dias de antecedência, e garantirá a participação de 1 (um) representante sindical regularmente eleito, para participar do momento de realização dos levantamentos de carga específicos para dimensionamento de efetivo de Unidades Operacionais de Tratamento e Distribuição, de acordo com o cronograma previamente estabelecido pelas áreas funcionais.

Diante disso, zelando por fazer o que é o correto, o sindicato afirma que, caso a empresa mantenha a posição atual, levando à quebra de ACT, buscaremos as medidas cabíveis internas, envolvimento inicialmente da DEREO, presidência do Correios e avaliação da possibilidade de mediação / processo jurídico no caso de impossibilidade de solução pacífica.

Vale dizer que o sindicato honrou com o seu compromisso e o que nos importa é que a empresa nos envie a proposta e informações referentes ao SD resumido conforme Registro da reunião em que honramos com o nosso compromisso mediante o que foi acordado.

O nosso desejo é de o quanto antes seguir para consultar e envolver os trabalhadores do Maranhão no debate a fim de levar respostas para a empresa que com certeza servirão para avanços na contratação de novos postos de trabalho e melhor atendimento da sociedade.